Os gatilhos mentais são ferramentas importantes para quem deseja vender. Afinal, eles atuam diretamente na cabeça do consumidor, despertando desejo e causando a necessidade para, enfim, fazê-lo comprar.
Quem trabalha no mercado publicitário sabe o poder que as palavras têm. E com os gatilhos mentais certos, fica mais fácil trabalhar a persuasão em cada frase.
Os estudos focados nessa área apontam diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados na comunicação de uma empresa com o seu público, com o objetivo de vender. Esses tipos de gatilhos são variados e envolvem diferentes discursos, cada um com um apelo específico.
Neste artigo, listamos três gatilhos mentais eficazes e fáceis de se aplicar dentro da comunicação da sua marca, seja na hora de vender ou de anunciar. Continue a leitura e confira três fórmulas de envolver o público e despertar a necessidade de compra de forma simples e assertiva!
Urgência
"Compre agora, é por tempo limitado!". Todos nós já nos deparamos com este tipo de oferta, certo? Esse é um gatilho mental de urgência, que está relacionado com tempo e prazos limitados que estimulam o consumidor a comprar o quanto antes. Afinal, ninguém gosta de perder uma oportunidade.
Você já deve ter visto por aí alguns exemplos do gatilho de urgência, como:
“Última oportunidade!”
“Só hoje!”
“Agora ou nunca”
“Últimas horas”
“Poucos minutos para a oferta acabar”
Escassez
Se um benefício é escasso, precisamos aproveitá-lo. Essa é a regra do gatilho de escassez, que faz com que as pessoas tomem a decisão de compra mais rápido, para não correr o risco de ficar sem. O gatilho se assemelha ao de urgência, no entanto, ele não está relacionado ao tempo, mas, na verdade, a quantidade limitada de um produto ou serviço que o torna ainda mais valioso.
Alguns exemplos disso são frases como:
“Apenas 3 itens em estoque!”
“Só restam 2 vagas”
“Os 10 primeiros matriculados ganharão uma consultoria grátis”
“Outros 30 usuários visualizaram esse produto hoje”
Exclusividade
Quando falamos de exclusividade, estamos nos referindo a vantagens que nos dão privilégios, como acesso exclusivo a determinado produto antes mesmo que de que chegue às lojas, por exemplo. É um gatilho ligado diretamente ao emocional, que faz com que a gente se sinta especial e, por isso, abrace essas oportunidades.
O gatilho mental da exclusividade não tem relação com o preço de um produto ou os benefícios que ele oferece, mas, sim, ao status que temos ao adquiri-lo.
Veja alguns exemplos:
“Conteúdo inédito, exclusivo para assinantes!”
“Feito para você”
“VIP”
“Curso exclusivo para assinantes”
Esses três gatilhos mentais já se mostram muito eficazes em estratégias de conversão, afinal, por mais simples que pareça, as palavras têm um poder gigantesco e sabem utilizá-las a seu favor, é possível aumentar as vendas e somar para o seu negócio!
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